Convivência com os Pets:bom para ambas as partes!!

Nos meus quase trinta anos de profissão acompanhei uma grande evolução no hábito milenar humano de conviver com animais. O ser humano sempre objetivou com esta convivência obter vantagens para si como alimentação e proteção. Hoje ainda nos utilizamos de animais com estes objetivos, porém vamos muito além. Atualmente animais de estimação fazem parte de nossa família e são tratados como membros de nossa sociedade. Bom para eles e melhor para nós!

O homem percebeu as inúmeras vantagens que esta convivência nos traz. Hoje animais de estimação, principalmente os “Pets” de pequeno porte tem um papel muito importante na vida das pessoas.

Alguns exemplos:

A presença de um companheiro animal comprovadamente auxilia na recuperação de inúmeras doenças, sejam elas crônicas ou não. Vitimas de depressão apresentam melhores respostas aos tratamentos, doentes cardíacos têm um melhor controle de sintomas, pacientes com câncer, inclusive em terapia paliativa e em fase terminal experimentam uma melhor qualidade de vida. Equinos e cães são amplamente utilizados em terapias para pessoas com necessidades especiais e em tratamentos de reabilitação.

Ter um animal de estimação também apresenta um caráter didático, principalmente para crianças. O convívio com um animalzinho mesmo que seja um simples peixinho de aquário traz um grande senso de responsabilidade e estimula o afeto e o respeito por outro ser vivo. Aprender sobre o respeito e o cuidado que devemos ter em relação aos animais forma melhores cidadãos e melhores pessoas e felizmente cada vez mais nós todos estamos nos conscientizando disto.

Hoje o termo utilizado para animais de estimação é “Pet”. Porém antigamente eram chamados de animais de companhia. E aí está uma outra e talvez a principal vantagem que eles nos traz e que pode explicar muitos dos outros benefícios, ou seja nos fazer companhia. Simples assim. Eles podem nos fazer companhia em casa, na rua, durante exercícios, em viagens, etc. Ninguém gosta de se sentir sozinho e nos dias atuais a presença de outras pessoas pode ser bem complicada principalmente para idosos, e os animais podem preencher parcialmente esta lacuna. Note que usei o termo parcialmente, pois a presença e a convivência com outras pessoas ainda é fundamental, sendo que direcionar todos os nossos problemas e frustações para os animais podem nos trazer sérios problemas comportamentais e psicológicos.

No geral os animais de estimação nos trazem muitos benefícios, porém devemos sempre lembrar que não são “brinquedos” nem “objetos” e a decisão de ter um em nossas vidas deve ser tomada com muita responsabilidade evitando sofrimentos desnecessários para ambas as partes.

Dr. Luiz Carlos Garcia- Médico Veterinário

Mais postagens do Blog