Felizmente os dentes dos cães e dos gatos são mais resistentes que os nossos, mas apresentam também alguns problemas, principalmente os causados pela formação de tártaros.
Resumidamente os tártaros são placas formadas por bactérias e restos de alimento que se acumulam nos dentes deixando-os amarelados ou escurecidos.
Com o tempo estes tártaros irão causar inflamação nas gengivas e lesões nos dentes.
Portanto, para tentarmos evitar complicações dentárias devemos em primeiro lugar alimentar cães e gatos sempre e apenas com ração comercial de boa qualidade, a qual irá minimizar o formação do tártaro.
Devemos também proceder a escovação diária dos dentes com escovas de cerdas macias e umidecidas. Pastas de dente para uso humano não devem ser utilizadas nos animais, porém existem pastas à venda em Pet-Shops adequadas ao uso nos cães e nos gatos.
Mas atenção: se os dentes do seu animal já estão escurecidos ou amarelados, procure um veterinário para uma avaliação. Provavelmente haverá a necessidade de uma tartarectomia, ou seja, da retirada das placas de tártaros com o auxílio de instrumentos odontológicos adequados, sendo que em alguns casos mais avançados pode haver também a necessidade da extração de um ou mais dentes, principalmente se o animal for idoso.
Sendo assim, fique atento à dentição dos animais e procure o veterinário periodicamente para evitar a perda definitivas dos dentes.
Dr. Luiz Carlos Garcia- Médico Veterinário